Nutrição e Endometriose: Como fazer o manejo?

Tempo de Leitura: 2 minutos

A endometriose é uma condição médica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Esse tecido pode se desenvolver em diversas áreas do corpo, incluindo o intestino, a bexiga, os ovários e outros locais, desencadeando uma resposta inflamatória crônica no organismo da mulher.

Influência da Nutrição na Endometriose

Algumas condições como o estresse, vida sedentária, ansiedade e poluição faz com que os radicais livres circulantes no sangue aumentem, levando a um estresse oxidativo e contribuindo assim para a geração endometriose. Com efeito, alguns estudos descrevem que mulheres que adotam mudanças no hábito de vida focando em uma alimentação saudável, livre de lactose, glúten e cafeína e sobretudo com alto teor de vegetais, frutas e sem alimentos com alto teor de estrogênio pode beneficiar-se do uso dessa terapia complementar.

A ligação entre dieta e endometriose, ressalta a competência de componentes anti-inflamatórios que estão inseridos nos alimentos a ponto de minimizar sintomas ligados à doença. Uma dieta saudável e equilibrada pode ter um impacto favorável nos sintomas, onde recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas estimulantes como a cafeína, alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, além da diminuição também no consumo de carne vermelha. 

Prática Clínica

Uma dieta com elevados componentes antioxidantes e anti-inflamatórios pode ser alcançada para tratamento complementar da endometriose e seus sintomas. Dessa forma, é fundamental incluir na rotina determinados alimentos com propriedades funcionais para promover uma melhor bem-estar na vida de mulheres com essa patologia. Alguns exemplos são: sardinha, atum, chá-verde, amoras, tomate, goiaba, óleos vegetais, dentre outros.

Referência Bibliográfica

Sugestão de Leitura: Paciente com Endometriose: O que deve ou não comer?

Artigo: GONÇALVES, Dryele Silva. Et al. Influência da nutrição em mulheres com endometriose: revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 06, Vol. 17, pp. 73-108. Junho de 2021. ISSN: 2448-0959.

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados