Probióticos Melhoram o Sono?

Tempo de Leitura: 2 minutos

A privação de sono não é um cenário incomum  na sociedade atual. Nesse sentido, diversos fatores levam a uma perda da qualidade do sono, fato que gera resultados negativos à saúde, tanto de maneira aguda, quanto crônica. Assim, no que se refere à saúde do sono,seria possível afirmar que os probióticos podem melhorar o sono? Veja a seguir.

Restrição de Sono e Impactos na Saúde

Inicialmente, a restrição de sono afeta tanto o bem estar físico, quanto o mental. Nesse sentido, ter uma boa noite de sono é fundamental para regulação dos processos metabólicos, além da produção de inúmeros hormônios, cuja influência de ́ produção é através da exposição ou falta (durante o sono) da luz solar.  Assim, cuidar da saúde do sono dos pacientes é fundamental na prática clínica. 

Probióticos vs. Sono

Tendo isso em vista, recentemente, o uso dos probióticos têm sido apontado como uma potencial estratégia a fim de melhorar a qualidade do sono. Nesse contexto, os indivíduos submetidos a restrição contínua  de sono, apresentam maiores chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, maior estresse oxidativo e também níveis mais altos de inflamação sistêmica. Fatores que apoiam a utilização dos probióticos tendo em vista sua ação em tais desordens metabólicas. 

Benefícios da Administração de Probióticos

Além disso, o uso dos probióticos pode auxiliar na melhora das condições relacionadas aos distúrbios do sono, e, consequentemente, influenciar na melhora para que este seja cada vez mais reparador à saúde do indivíduo. Ademais, os probióticos auxiliam na redução da inflamação, diminuindo o número de citocinas inflamatórias, espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio, além de melhorar as defesas antioxidantes do corpo. Assim, a utilização dos probióticos se relaciona a melhora da inflamação que está associada a perda de sono. 

Prática Clínica

Apesar dos estudos em humanos ainda serem escassos, os probióticos sabidamente atacam a inflamação através de diferentes mecanismos. Assim, é prudente afirmar que a suplementação com probióticos melhora o sono. Logo, de maneira prática, as cepas mais estudadas são de Bifidobacterium spp e  Lactobacillus acidophilus reduzindo a neuroinflamação induzida pela restrição prolongada de sono. Portanto, adicionar os probióticos dentro das estratégias nutricionais se mostra uma alternativa eficiente com vistas a aumentar a qualidade de sono do paciente. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play Fast Tracks – Nutrição Clínica e Endocrinologia Ciclo Circadiano: Como Funciona?

Leia mais sobre o tema:  Kiwi melhora o sono dos atletas?

Artigo: Probiotics Supplementation Attenuates Inflammation and Oxidative Stress Induced by Chronic Sleep Restriction Zheng Y, Zhang L, Bonfili L, de Vivo L, Eleuteri AM, Bellesi M. Probiotics Supplementation Attenuates Inflammation and Oxidative Stress Induced by Chronic Sleep Restriction. Nutrients. 2023; 15(6):1518. https://doi.org/10.3390/nu15061518

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados