Na Síndrome da Desarmonia Corporal um conjunto de alterações afetam a estética corporal como a presença de celulite, excesso de gordura corporal e alterações musculares, como flacidez e perda de massa muscular que aparecem frequentemente associadas. Agora que você já sabe o que é essa síndrome, provavelmente já consegue imaginar a quantidade de mulheres que sofrem com essa mudança corporal, mas qual a relação com a alimentação?
Gordura Corporal vs. Dieta na Síndrome da Desarmonia Corporal
Primeiro é importante entender que toda a composição corporal é realmente o que determina a forma do corpo, e por isso a perda de gordura deve ser considerada na manutenção e recuperação da harmonia corporal. Essa mudança no formato corporal é muito comum hoje em dia, por causa do excesso de dietas restritivas e uso medicamentos que prometem ser milagrosos e ajudar no emagrecimento, mas na verdade promovem a perda de massa muscular e o acúmulo cada vez maior de gordura.
Celulite e Síndrome da Desarmonia Corporal
Além disso, a celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Em todo o corpo existe esta camada. A quantidade normal de tecido gorduroso no corpo é de mais ou menos 20% do peso do indivíduo. Quando ocorre aumento da quantidade do tecido gorduroso, passam a ocorrer alterações, com a compressão de vasos e projeção deste tecido para a pele, ocasionando as alterações conhecidas como celulite. Entretanto, a celulite não é apenas aumento do tecido gorduroso, É na verdade, uma soma de alterações, decorrentes sim do aumento de gordura, mas onde vários fatores têm ação: hormônios, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.
Padrão Alimentar e Síndrome da Desarmonia Corporal
Dessa forma, o olhar para a alimentação é fundamental para melhorar a composição corporal. A alimentação atualmente está regada de alimentos ultraprocessados que contém um alto consumo de gordura hidrogenada, saturada, trans, sódio, carboidratos simples e baixo consumo de proteínas, fibras, frutas e vegetais. Esse padrão alimentar ocidental favorece o acúmulo de toxinas, retenção hídrica e ganho de peso, além de promover um estado inflamatório de baixo grau que ao longo do tempo pode gerar riscos maiores para a saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
Prática Clínica
A síndrome da desarmonia corporal afeta principalmente mulheres, pois se caracteriza pelo excesso de gordura corporal, celulite e perda de massa muscular, levando à flacidez. A alimentação saudável associada com a prática de atividade física são os principais focos de tratamento. Dessa forma, a dieta do mediterrâneo com alto consumo de alimentos in natura e fitoquímicos é uma boa recomendação para essas pacientes. Além disso, é importante observar a distorção de imagem que muitas mulheres apresentam e evitar dietas restritivas que as distanciam das mudanças na alimentação a longo prazo.
Referências Bibliográficas
Sugestão de estudo: Como otimizar a queima de gordura por meio da dieta e exercício …
Assista o vídeo na Science Play com Lancha Jr. : Genética e Composição corporal
Artigo: Machado, Giselle Cunha, Rossana Bertolucci Vieira, Nuno Miguel Lopes de Oliveiraand Célia Regina Lopes (2011), “Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide”, Fisioterapia em Movimento, 24 (Fisioter. mov., 2011 24(3)), 471–79.