O que é?
A definição de prevenção é o conjunto de atividades e medidas que, feitas com antecipação, busca evitar um dano ou mal. No caso de saúde, se fala principalmente em prevenção de doenças e lesões.
Para que serve a prevenção?
A prevenção é feita sempre antes do mal ocorrer em si. Então, é importante ressaltar que não se deve esperar ter sinais e sintomas para começar a agir. Algumas medidas importantes para a prevenção de doenças no geral são buscar uma alimentação saudável, sono de qualidade, praticar exercícios físicos, fazer exames regularmente, tomar vacinas corretamente, manter-se hidratado, cuidar da higiene e cultivar uma atitude positiva frente à vida.
Prevenção a partir da alimentação
Existem diversas doenças que podem ser prevenidas com uma alimentação saudável, entre elas: doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade infantil, sobrepeso e obesidade em adultos, síndrome metabólica, entre muitas outras. Algumas dietas muito interessantes que auxiliam na prevenção dessas doenças são a dieta mediterrânea, dieta DASH e a dieta à base de planta, todas elas baseadas em um grande consumo de frutas, verduras e legumes, baixas em gorduras saturadas e trans, sal e açúcar.
Quando precisa suplementar?
Suplementações profiláticas devem ser feitas sempre após uma boa anamnese nutricional, exames bioquímicos apontando deficiências e sinais e sintomas específicos. Cada doença possui suplementos e nutrientes específicos que serão de grande auxílio, mas não se deve suplementar sem possuir embasamento científico. Cabe ao profissional capacitado orientar ao paciente qual a melhor conduta naquele momento.
Referências
Artigo: Castro-Barquero S, Ruiz-León AM, Sierra-Pérez M, Estruch R, Casas R. Dietary Strategies for Metabolic Syndrome: A Comprehensive Review. Nutrients. 2020 Sep 29;12(10):2983. doi: 10.3390/nu12102983. PMID: 33003472; PMCID: PMC7600579.
Sugestão de leitura: Qual o papel do exercício e da dieta na prevenção da obesidade?