O que são?
Os prebióticos são substratos alimentares não digeríveis que seletivamente estimulam ou limitam o crescimento de microrganismos específicos no cólon, trazendo benefícios ao hospedeiro. De maneira prática, são polissacarídeos, oligossacarídeos ou fruto-oligossacarídeos não digeríveis, como as fibras alimentares, que estimulam o crescimento de bactérias que conferem benefício à saúde.
Para que servem os prebióticos?
As bactérias benéficas do intestino utilizam como substrato de energia os prebióticos. Eles tendem a estimular o crescimento de microbiota residente e não patogênica, e limitar o crescimento dos microrganismos patogênicos, que poderiam fazer mal ao organismo. Essas bactérias trazem diversas funções positivas no trato gastrointestinal, função cognitiva, saúde cardiometabólica e saúde óssea.
Como obter prebióticos a partir da dieta?
Estes podem ser encontrados na dieta na forma de fibras alimentares, como aveia, verduras (alface, couve, rúcula), psyllium, entre outros. O consumo de fibras dietéticas possui diversas consequências positivas no organismo, e em especial relacionando-as à microbiota.
Quando precisa suplementar?
A suplementação de prebióticos já mostrou resultados muito interessantes em patologias relacionadas ao intestino, como a Síndrome do Intestino Irritável. Também já há estudos relacionando-os com melhoras na obesidade infantil e benefícios no envelhecimento, indicando o potencial destes substratos em benefícios para a saúde.
Referências
Artigo: Simon E, Călinoiu LF, Mitrea L, Vodnar DC. Probiotics, Prebiotics, and Synbiotics: Implications and Beneficial Effects against Irritable Bowel Syndrome. Nutrients. 2021; 13(6):2112. https://doi.org/10.3390/nu13062112
Sugestão de leitura: O papel dos prebióticos e probióticos no envelhecimento