O que é?
O nitrato é uma molécula presente abundantemente no corpo humano, está presente no ciclo de produção de óxido nítrico endogenamente e também pode vir de fontes exógenas, através do consumo de alimentos ricos em nitrato inorgânico, como vegetais de folhas verdes (como alface, espinafre, rúcula, aipo, agrião e beterraba) e algumas frutas, que aumentam as reservas corporais de nitrito e nitrato. O nitrato também pode ser suplementado por atletas, visto que é importante em vários processos fisiológicos que podem apoiar ou melhorar o desempenho do exercício.
Para que serve o nitrato?
Existem evidências de que a suplementação de nitrato melhora a tolerância ao exercício e também pode melhorar o desempenho em exercício de resistência, especialmente em atletas que não são de “elite”. A eficácia parece menos clara em atletas de alto calibre, são necessários maiores estudos para determinar um nível de evidência mais alto. O nitrato também pode atuar na manutenção do tônus vascular, resultando em uma melhor vascularização. Também previne a agregação das plaquetas por possuir efeito antioxidante e atua também na regulação da pressão através da elevação da GMPc e da diminuição do cálcio intraplaquetário e sanguínea, ou seja, a redução do óxido nítrico favorece a hipertensão.
Como funciona o nitrato?
O mecanismo de ação da suplementação de nitrato baseia-se em aumentar as concentrações de nitrito plasmático para aumentar a produção de óxido nítrico. O NO possui diversos efeitos vasculares (vasculoprotetor) e metabólicos que reduzem o “custo de oxigênio” do exercício e melhora a tolerância ao exercício e a sua capacidade. Percebe-se também em estudos recentes seu potencial de reduzir a pressão arterial
Quando precisa suplementar?
A literatura mostra que 2 a 6 dias (ou até 15 dias) de suplementação podem aumentar os índices de desempenho durante o exercício de taxa de trabalho constante de alta intensidade, mas os efeitos da suplementação aguda no desempenho são menos consistentes, com a sua eficácia dependendo de fatores como idade, saúde, dieta e condição física/treinamento. A visão do consenso de especialistas é que a suplementação de nitrato com produtos vegetais, como suco de beterraba, é muito improvável de ser prejudicial, porém ainda são necessários mais estudos de longo prazo antes que a suplementação crônica possa ser recomendada.
Referência
Sugestão de leitura: Nitrato para atletas: evidências e prática clínica
Artigo: Jones AM. Dietary nitrate supplementation and exercise performance. Sports Med. 2014 May;44 Suppl 1(Suppl 1):S35-45. doi: 10.1007/s40279-014-0149-y. PMID: 24791915; PMCID: PMC4008816.