Glúten

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é?

O glúten é um conjunto de proteínas presentes nos grãos de trigo, centeio, cevada e que pode estar presente na aveia pelo seu processo de produção, por contaminação cruzada. Ele é uma mistura complexa de centenas de proteínas relacionadas, mas distintas, principalmente gliadina e glutenina. Ao contrário do que muitos pensam, não é um carboidrato, mas sim uma proteína.

Doenças relacionadas ao consumo de glúten

Hoje, conhece-se que existem algumas patologias associadas ao consumo do glúten. Sendo que mais severa delas é a doença celíaca, que pode causar diversos sintomas como diarreia ou prisão de ventre crônica, dor abdominal, inchaço na barriga, danos à parede intestinal, falta de apetite, baixa absorção de nutrientes, osteoporose e anemia. Também é conhecida a sensibilidade não-celíaca ao glúten, que possui sintomas mais leves. Em ambos os casos, há uma destruição das células da mucosa intestinal do indivíduo por ativação do sistema imune, predispondo à desnutrição, má absorção de nutrientes e diarréia.

Prevalência destas doenças

Apesar de percebermos o mercado gluten-free tomando grandes proporções atualmente e de diversos nutricionistas e médicos recomendarem a retirada dessa proteína da rotina alimentar para toda a população, apenas 1,4% da população mundial apresenta doença celíaca e 6% apresentam algum tipo de sensibilidade. Para essas pessoas, é importante que haja a retirada total da dieta e também o cuidado para que não se utilize pratos, talheres e panelas que tiveram contato com alimentos que contenham glúten, visto que mesmo traços podem desencadear os sintomas.

Dietas glúten-free são para todos?

Para pacientes com doença celíaca a dieta é totalmente necessária, já que mesmo pequenas quantidades podem causar destruição da mucosa intestinal. Já pacientes com sensibilidade não celíaca ao glúten também têm grandes benefícios, mas não precisam de uma dieta tão restrita quanto os celíacos. Entretanto, para pessoas saudáveis, não existem evidências de que a retirada da dieta seja mais saudável do que a dieta que contenha, nem que leve a uma melhor perda de peso ou menor risco de diabetes tipo 2, por exemplo.

Referências

Sugestão de leitura: O que é glúten? 

Artigo: Dieterich W, Zopf Y. Gluten and FODMAPS — Sense of a Restriction/When Is Restriction Necessary? Nutrients. 2019; 11(8):1957. https://doi.org/10.3390/nu11081957

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados