Composição Corporal

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é?

A composição corporal é o conjunto dos componentes que formam a massa corporal. A avaliação da composição do nosso corpo é realizada para quantificar os principais componentes do organismo humano: água, ossos, músculos e gordura corporal. 

O que pode modificar a composição corporal?

Os principais fatores capazes de modificar a composição corporal de indivíduos são a dieta e o exercício físico. No geral, o treinamento físico resulta em uma composição corporal mais saudável, refletida na redução da gordura corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso e obesos, entretanto, se observa pouco ou nenhum efeito a longo prazo no peso corporal. A dieta é uma outra forma de se modificar a composição corporal de indivíduos, visto que ela auxilia na perda de gordura quando empregada a estratégia do déficit calórico.

Como avaliar a composição corporal?

A avaliação em consultório se dá normalmente de duas maneiras: por bioimpedância ou pela avaliação das dobras cutâneas, já que verificar apenas o peso não diz muito sobre como esse peso é distribuído no corpo, qual a massa livre de gordura, etc. A bioimpedância é a capacidade de um tecido biológico de impedir a corrente elétrica – os tecidos com mais água e íons em sua composição, como o sangue e os músculos, apresentam menor resistência à corrente elétrica – e a partir da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, se consegue estimar a composição corporal. Já pelo método de dobras cutâneas, avalia-se a espessura do tecido adiposo subcutâneo em diversas partes do corpo, e por meio de fórmulas, estima-se o total de gordura corporal do indivíduo.

Quando precisa suplementar?

Em indivíduos que fazem treinamento físico, pode ser interessante a adição individualizada de alguns suplementos com evidência científica à sua rotina, como a creatina, beta-alanina, cafeína ou até mesmo as proteínas em pó (Whey protein, pea protein, etc.). É sempre importante avaliar o nível de treinamento e o tempo de dieta e as necessidades individuais para determinar com exatidão a suplementação que poderá beneficiar cada paciente.

Referência

Artigo: Westerterp KR. Exercise, energy balance and body composition. Eur J Clin Nutr. 2018 Sep;72(9):1246-1250. doi: 10.1038/s41430-018-0180-4. Epub 2018 Sep 5. PMID: 30185845; PMCID: PMC6125254.

Sugestão de leitura: Bioimpedância ou dobras cutâneas: qual realizar? 

 

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados