Ansiedade

Tempo de Leitura: < 1 minutos

O que é?

A ansiedade é um dos tipos mais comuns de transtorno mental. Pode ter sintomas físicos, cognitivos e comportamentais e exprime uma preocupação, apreensão e nervosismo quando ocasionalmente ocorre na vida normal, porém pode também ser persistente e excessiva, e começar a ser considerada como patológica. O transtorno de ansiedade generalizada envolve sintomas presentes por ao menos 6 meses, levando a sofrimento clinicamente significativo e alterando a função e o dia-a-dia do paciente.

No que consiste o tratamento?

Os tratamentos mais frequentemente utilizados envolvem a psicoterapia e a farmacologia, porém alguns pacientes não relatam melhora significativa e alívio adequado dos sintomas apenas com essas terapias, buscando por outras alternativas. Um dos tratamentos alternativos é ajustar o padrão alimentar do paciente, a fim de obter os benefícios que a alimentação pode trazer para a saúde mental.

Como a alimentação pode impactar positivamente na ansiedade?

Um estudo abrangente mostrou uma associação entre menos ansiedade e padrões alimentares saudáveis, com mais frutas e vegetais, rica em ômega 3, restrição calórica, consumo de café da manhã, e também com outras estratégias como a dieta cetogênica, suplementação de micronutrientes como zinco, magnésio e selênio, probióticos e maior consumo de fitoquímicos. 

Como a alimentação pode impactar negativamente na ansiedade?

Também foi encontrada uma associação entre níveis mais altos de ansiedade e o consumo de alimentos considerados “menos saudáveis”, como uma dieta rica em gorduras, com alta ingestão de açúcares e carboidratos refinados, além de baixa em triptofano e proteína. Os autores do estudo lembram que os resultados ainda precisam de maior embasamento em ensaios conduzidos com humanos, para maior nível de evidência.

Referências

Sugestão de leitura: Qual o papel da nutrição na prevenção e tratamento da ansiedade e depressão? 

Artigo: Aucoin M, et al. Diet and Anxiety: A Scoping Review. Nutrients. 2021; 13(12):4418.

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados