O que é?
A sarcopenia é um distúrbio que afeta a massa muscular esquelética levando a sua redução bem como diminuição da sua funcionalidade. Esta patologia acomete principalmente a população idosa tanto do sexo masculino quanto feminino, afetando seu estado nutricional e limitando a independência destes indivíduos.
Como funciona a sarcopenia?
O processo de sarcopenia pode ser aguda, assim como em casos de longos períodos de internação hospitalar cuja mobilidade do paciente é reduzida, ou pode ser progressiva quando a quantidade de massa muscular vai sendo perdida ao longo dos anos e mostra-se associada a perda da qualidade e função dos músculos. Entretanto, é necessário atentar-se que a perda de massa muscular ocorre de forma natural e fisiológica conforme o passar dos anos, porém somente quando esse processo é exacerbado pode-se considerar que o trata-se de um indivíduo sarcopênico.
Quando precisa suplementar para a sarcopenia?
O diagnóstico da sarcopenia é complexo e escasso, porém sintomas como fraqueza, queda, dificuldade na execução de atividades cotidianas devem ser sinais de alerta para investigação da presença do quadro. Sendo assim, quando diagnósticado, o tratamento nutricional tem papel de destaque visto que por meio da melhora no estado nutricional é possível observar progressão no status de massa muscular do indivíduo, por isso, os macronutrientes como carboidratos, lipídios e, principalmente, proteínas devem ser oferecidos em quantidades adequadas. Além disso, nutrientes primordiais para saúde óssea como cálcio e vitamina D podem ser suplementados a fim de atender as necessidades deste paciente.
Quais as consequências?
A sarcopenia limita a autonomia do paciente fazendo com que este necessite de ajuda para realizar atividades rotineiras como subir escadas, tomar banho ou passear. Ademais, a baixa força muscular favorece os acidentes domésticos como as quedas, fato este responsável pelo grande número de internação de pacientes idosos que podem desenvolver outros agravos de saúde e culminar com a morte como desfecho.
Referência
Sugestão de leitura: Quais as principais características que levam à sarcopenia?
Cruz-Jentoft, A. J., & Sayer, A. A. (2019). Sarcopenia. Lancet (London, England), 393(10191), 2636–2646.