Polifenóis

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que são?

Os polifenóis constituem um grupo de substâncias químicas que possuem o grupamento fenol em sua estrutura e podem ser divididos em curmarinas, ligininas, estilbenos (resveratrol), o ácido clorogênico e os flavonóides. Sendo que, ainda dentro dos flavonoides encontramos as antocianinas, proantocianidinas, catequinas, flavonóis, flavonas, flavanonas.

Para que servem os polifenóis?

São compostos produzidos nas plantas com função de protegê-las contra a radiação ultravioleta, ao ataque de insetos e infecções. Enquanto que no organismo humano desempenha forte potencial antioxidante e anti-inflamatório que auxiliam na prevenção de doenças. 

Como funcionam os polifenóis?

Estes atuam de forma sistêmica a depender de sua fonte e da dose consumida. Por exemplo, as antocianinas têm sido associadas ao controle do diabetes por ação protetora a células do pâncreas. No mais, os polifenóis presentes no suco do mirtilo regulam a microbiota intestinal e promovem o crescimento de bifidobactérias que auxiliam na saúde do trato gastrointestinal.

Emagrecem?

O excesso de peso e a obesidade promovem um estado de inflamação crônica de baixo grau. Logo, a ação anti-inflamatória  e antioxidante dos polifenóis atuam positivamente no emagrecimento auxiliando na desinflamação do organismo.

Alimentos fontes

Esses compostos químicos são encontrados principalmente em frutas e plantas. A exemplo, o chá verde, cebola roxa, espinafre, laranja, toranja, alecrim, amora,linhaça, curcuma, mirtilo, morango, pêssego, maçã, cacau em pó, chocolate amargo, café, vinho, cenoura, tomate, canela e alho, dentre outros.

Quando precisa suplementar?

A suplementação no âmbito esportivo  com 300 mg de polifenóis ofertados de 1 a 2 horas antes do exercício pode melhorar a performance esportiva nos atletas de endurance. Outra sugestão, é a suplementação com 1000 mg de polifenóis por 3 dias no período pré exercício tem a capacidade de melhorar o dano muscular induzido pelo exercício. 

Referência

Sugestão de leitura: Polifenóis: qual seu papel na saúde?

Santos-Buelga C. (2021). Polyphenols and Human Beings: From Epidemiology to Molecular Targets. Molecules (Basel, Switzerland), 26(14), 4218.

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados