O que é?
A nutrição é um processo biológico no qual os organismos vivos utilizam os alimentos para extrair energia que mantém suas funções vitais. Além disso, na área da saúde consiste em um campo que estuda as propriedades dos alimentos, indivíduos e tudo aquilo que envolve o ato de alimentar-se.
Para que serve?
A função da nutrição é em suma a sobrevivência do indivíduo, pois o ato de se alimentar promove o funcionamento orgânico normal de vida.
Como funciona a nutrição?
É um processo que pode ocorrer na forma oral, seguindo princípios fisiológicos no qual o alimento ao ser ingerido na boca passa pelo trato gastrointestinal para terem seus macro e micronutrientes absorvidos e, assim, extrair energia necessária para manter o individuo em homeostase. Entretanto, existe a nutrição enteral e parenteral que são utilizadas quando o paciente apresenta-se impossibilitado de realizar alimentação via oral.
Quando suplementar na nutrição?
A suplementação depende do tipo de nutrição que será oferecida ao indivíduo e a partir das suas necessidades individuais como, por exemplo, carência de micronutrientes ou incapacidade de atingir meta de macros por meio da alimentação. Na enteral e parenteral, por sua vez, podem ser ofertados módulos de proteínas, lipídeos e carboidratos, além de suplementos imunomoduladores que auxiliam na recuperação do paciente enfermo.
Referência
Sugestão de leitura: Glutamina: metabolismo e função imunológica
Hellerman Itzhaki, M., & Singer, P. (2020). Advances in Medical Nutrition Therapy: Parenteral Nutrition. Nutrients, 12(3), 717.