O que são?
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que apresentam um grupamento amino e carboxila ligados a um átomo de hidrogênio e a um grupo que pode ser variável, denominado de cadeia lateral ou grupamento R, estes são as unidades básicas formadoras das proteínas.
Para que servem os aminoácidos?
Sua função é se combinarem entre si para formar o arranjo estrutural das proteínas e estas, por sua vez, exercerem inúmeras funções no organismo.
Como funcionam os aminoácidos?
Existem cerca de 20 tipos que se dividem em essenciais, que não são produzidos endogenamente, (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina), não essenciais, aquele que o corpo é capaz de produzir (tirosina, aspartato, asparagina, glutamina, prolina, glicina, alanina, serina, cisteína, histidina, arginina e glutamato) e, por fim, os condicionalmente essenciais que atuam a depender da necessidade metabólica.
Quando precisa suplementar?
A suplementação de aminoácidos pode ser benéfica para pacientes portadores de sarcopenia. Além disso, os aminoácidos de cadeia ramificada os BCAAs são consumidos amplamente no meio esportivo além de estarem presente na composição de vários produtos alimentícios voltados para esta área.
Referência
Sugestão de leitura: O papel imunomodulador dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs)
Ruiz-Margáin, A., Méndez-Guerrero, O., Román-Calleja, B. M., González-Rodríguez, S., Fernández-Del-Rivero, G., Rodríguez-Córdova, P. A., Torre, A., & Macías-Rodríguez, R. U. (2018). Dietary management and supplementation with branched-chain amino acids in cirrhosis of the liver. Manejo dietético y suplementación con aminoácidos de cadena ramificada en cirrosis hepática. Revista de gastroenterologia de Mexico (English), 83(4), 424–433.