O que é?
O ômega 3 faz parte da família dos ácidos graxos poliinsaturados e inclui o ácido graxo alfa-linolênico, eicosapentaenóico (EPA), o ácido docosa-hexaenoico (DHA).
Para que serve o ômega 3?
Exerce inúmeras funções no organismo, dentre elas a melhora da cognição e das sinapses mentais, controle dos níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos, é utilizado na formação de prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos atuando nos processos inflamatórios, além de aumentar o HDL colesterol ‘’colesterol bom’’.
Como funciona o ômega 3?
Ácidos graxos essenciais devem ser consumidos pela alimentação pois não são sintetizados endogenamente. Sendo assim, podem ser encontrados em sementes, nozes e óleos vegetais de milho, soja, algodão, gergelim e girassol. São encontrados também em peixes de água fria como cavalinha, salmão, sardinha, anchova, tainha, manjuba, arenque, truta e atum.
Quando precisa suplementar?
Diretrizes indicam que o consumo de 250 mg por dia de EPA e DHA desempenha papel protetor para o sistema cardiovascular associado a um estilo de vida saudável. Dessa forma, é válido suplementar para pacientes idosos com o intuito de minimizar os efeitos do declínio mental como em portadores de Alzheimer e ainda por sua difícil obtenção via alimentação.
Referência
Artigo Uma atualização sobre ácidos graxos poliinsaturados: Elagizi, A., Lavie, C. J., O’Keefe, E., Marshall, K., O’Keefe, J. H., & Milani, R. V. (2021). An Update on Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Cardiovascular Health. Nutrients, 13(1), 204. https://doi.org/10.3390/nu13010204
Sugestão de leitura: Qual o papel do ômega 3 nas doenças cardiovasculares?