O que é?
O diabetes mellitus é uma doença que contribui para o aumento da mortalidade em todo cenário mundial, pode ser dividida em diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional e outros tipos de diabetes, sendo o tipo II o mais comum e está associado principalmente ao estilo de vida como sedentarismo e obesidade que corroboram com o surgimento da resistência à insulina e hiperglicemia crônica.
Diagnóstico de Diabetes Mellitus
Os critérios utilizados para diagnóstico do diabetes são da Sociedade Brasileira de Diabetes:
- Glicemia de jejum superiores ou iguais a 126 mg/dℓ;
- Teste oral de tolerância à glicose (2 horas pós-sobrecarga de 75 g de glicose ≥ 200 mg/dℓ.);
- Sintomas como poliúria e polidipsia, juntamente com perda ponderal associado a glicemia casual ≥ 200 mg/dℓ.
Como funciona a Diabetes Mellitus?
O Diabetes Mellitus Tipo 1: As células beta pancreática são destruídas de forma autoimune reduzindo ou cessando a produção de insulina pelo organismo. Também pode ocorrer de forma idiopática, ou seja, a causa de origem da doença é desconhecida.
O Diabetes Mellitus Tipo 2: Ocorre resistência periférica à insulina e as principais modificações metabólicas são o estado de hiperglicemia e intolerância à glicose. A etiologia é complexa, mas está fortemente relacionada com o quadro de obesidade.
Outros tipos de diabetes: São manifestações incomuns de diabetes e estão relacionadas a defeitos genéticos, por exemplo. Além disso, existe o diabetes gestacional que é desenvolvido durante a gravidez e provoca risco para a saúde fetal e materna.
Referência
Artigo Diabetes Melitus Gestacional: Mougiou, V., Boutsikou, T., Sokou, R., Kollia, M., Valsami, S., Pouliakis, A., Boutsikou, M., Politou, M., Iacovidou, N., & Iliodromiti, Z. (2022). Gestational Diabetes Melitus and Cord Blood Platelet Function Studied via the PFA-100 System. Diagnostics (Basel, Switzerland), 12(7), 1645. https://doi.org/10.3390/diagnostics12071645
Sugestão de leitura: Efeitos de uma dieta de baixo índice glicêmico em pacientes com diabetes