O que é?
A cafeína é um composto químico de característica oleosa pertencente ao grupo das xantinas, possui partes hidro e lipossolúveis que facilita a passagem pela membrana plasmática, é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal, pode ser encontrada em plantas, grãos de cacau, café, nozes de cola, folhas de plantas e bebidas, energéticos, refrigerantes e até mesmo em medicamentos, possui grande popularidade por sua ação estimulante além de ser a substância psicoativa mais ingerida do mundo.
Para que serve a cafeína?
Ao ser consumida, a cafeína provoca um estado de excitação e alerta, regula o humor e libera catecolaminas. Somado a isso, alguns estudos relacionam o consumo da cafeína com a ação antioxidante e anti-inflamatória associada também ao aumento da lipólise.
Como funciona a cafeína?
Consumida de maneira mais tradicional em bebidas principalmente o café, mas também é encontrada no chá preto, chá mate, além de refrigerantes do tipo cola. Ademais, é utilizada no esporte por apresentar efeitos ergogênicos, aumentando o estado de alerta atuando no sistema nervoso central além de melhorar a utilização de substratos energéticos,
Quando precisa suplementar?
A suplementação de cafeína tem nível de evidência A pelos seus efeitos ergogênicos, utilizada principalmente em esportes de endurance como corrida, ciclismo e natação, mas também utilizados em modalidades de combate e outros. A dose recomendada para suplementação é de 3 a 6mg/Kg de peso e deve ser ajustada a partir da tolerabilidade individual levando em consideração a variabilidade genética e os hábitos de consumo individuais.
Referência
Artigo Efeitos da cafeína no metabolismo sistêmico: Barcelos, R. P., Lima, F. D., Carvalho, N. R., Bresciani, G., & Royes, L. F. (2020). Caffeine effects on systemic metabolism, oxidative-inflammatory pathways, and exercise performance. Nutrition research (New York, N.Y.), 80, 1–17. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2020.05.005
Sugestão de leitura: Quais os reais efeitos da cafeína no metabolismo?