Os medicamentos à base de cannabis estarão disponíveis no SUS em São Paulo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta última terça-feira (31), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, validou o projeto de lei que garante a entrega de medicamentos à base de cannabis pelo SUS no Estado. A nova lei permite que profissionais da saúde habilitados prescrevam essa terapia à paciente com diagnósticos específicos, como: autismo, epilepsia e alzheimer. Dessa forma, o início do tratamento dessas doenças se torna mais rápido e menos burocrático, pois anteriormente os remédios só eram liberados por meio de aprovação jurídica. 

2022 foi o ano que mais se estudou sobre cannabis no mundo

O canabidiol é um dos principais compostos ativos extraídos da planta Cannabis, conhecido pelas suas atividades biológicas, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticonvulsivantes, e ansiolíticas, sendo utilizado para gerir a dor, inflamação e inchaço associados a lesões. 

O seu potencial terapêutico tem sido avaliado em patologias associadas ao stress oxidativo e à inflamação. Por isso que a cannabis tem sido amplamente utilizada como um tratamento paliativo para controlar a dor. No entanto, devido a presença da tetrahidrocanabinol, existem várias preocupações quanto à sua utilização clínica, enfrentando resistência a muitos níveis (clínico, social, e político). 

Prática Clínica 

A utilização clínica da canabidiol tem sido estudada no contexto de doenças com um perfil inflamatório como o câncer, processos neurodegenerativos e doenças autoimunes. Vários estudos clínicos têm sido e continuam a ser realizados para compreender a segurança e aplicabilidade da cannabis em tais condições. Até o momento, estudos sugerem que o canabidiol é bem tolerado, sendo o seu principal efeito adverso a diarreia. 

Referências bibliográficas 

Sugestão de estudo: De uma vez por todas: sistema endocanabinoide e comportamento alimentar – Science Play

Assista o vídeo na Science Play com Paula Leite: Cannabis e microbiota intestinal: uma nova era de descobertas

Artigo: Luz-Veiga M, Azevedo-Silva J, Fernandes JC. Beyond Pain Relief: A Review on Cannabidiol Potential in Medical Therapies. Pharmaceuticals. 2023; 16(2):155. https://doi.org/10.3390/ph16020155

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados