Proteínas

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é?

As proteínas são moléculas que apresentam em sua estrutura átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, além de nitrogênio, podendo conter também átomos de enxofre, ferro, fósforo e cobalto. A palavra “proteína” tem origem grega proton e significa “primeiro”, pois foi o primeiro macronutriente essencial descoberto, é um nutriente indispensável ao organismos frente a suas funções nos tecidos metabolicamente ativos. 

Para que serve?

As proteínas podem ser divididas em completas e incompletas e possuem inúmeras funções que são determinadas a partir da conformação dos seus aminoácidos (unidades estruturais básicas das proteínas). Nesse sentido, os aminoácidos podem também receber diversas categorizações como a interação ou não de sua cadeia lateral com a água (hidrofóbicas ou hidrofílicas) ou através do cunho nutricional sendo estes indispensáveis, condicionalmente indispensáveis e dispensáveis. A partir disso as proteínas desempenham papel hormonal, enzimático, estrutural, contrátil, de reserva, dentre tantas outras funções.

Como funciona?

O fornecimento de proteínas para o organismo é prioritariamente feito por intermédio da dieta e esta é digerida no intestino. Entretanto, nos casos de restrição energética algumas proteínas endógenas são degradadas  a aminoácidos, os quais são absorvidos por meio de diversos mecanismos. 

Quando precisa suplementar?

A suplementação de proteína é uma prática comum entre atletas e praticantes de atividade física como, por exemplo, consumidores da proteína do soro do leite (whey protein) que buscam a hipertrofia muscular. Porém, o uso da suplementação proteica pode ser feita para pacientes idosos visando suas aplicabilidades terapêuticas nos processos de sarcopenia e em pacientes oncológicos. Logo, a escolha da suplementação e qual tipo de proteína será utilizada fica a caritério de cada profissional.

Referência: 

Master, P. B. Z., & Macedo, R. C. O. (2021). Effects of dietary supplementation in sport and exercise: a review of evidence on milk proteins and amino acids. Critical reviews in food science and nutrition, 61(7), 1225–1239. https://doi.org/10.1080/10408398.2020.1756216

Sugestão de leitura:  Qual o papel das proteínas no exercício físico?

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados