O que é?
A microbiota refere-se ao conjunto de microrganismos, simbióticos, comensais ou patogênicos, que habitam os organismos multicelulares como as plantas e os animais. Também pode ser denominada como flora, microflora ou microbioma. Podendo, ainda, ser composta por vírus, fungos, protozoários, bactérias e outros organismos que exercem papel determinante nos processos de saúde e doença.
Para que serve a microbiota?
Nos humanos, a microbiota está presente principalmente na pele, no trato geniturinário, boca, estômago, olhos e intestino. Quando em condições normais, não causa doença, sendo considerada uma microbiota saudável. A microbiota tem como principal função, impedir a entrada de microrganismos patogênicos no hospedeiro, evitando inúmeras infecções, além de competir com agentes patogênicos por sítios de ação e pelos nutrientes, reduzindo assim o acometimento de doenças.
Como funciona a microbiota?
Começam ser formadas e multiplicadas desde o nascimento, pois até o tipo de parto (vaginal ou cesáreo) influencia na mesma. Muitos são os fatores que a influenciam, sendo os principais de ordem genética, ambiental e nutricional. Ainda não se sabe por completo, os efeitos que exercem sob o hospedeiro, apesar de inúmeros estudos evidenciarem os seus benefícios para a saúde, além de se mostrarem fatores determinantes para desenvolvimento de doenças bem como seus tratamentos.
Quando precisa suplementar?
Estudos evidenciam que o uso de antibióticos tem impacto negativo na saúde da microbiota, reduzindo a sua quantidade e diversidade, fato este que interfere na saúde do indivíduo, deixando o seu sistema imune mais enfraquecido. Não só os antibióticos, mas também outros medicamentos como os utilizados para o tratamento de diabetes. Dessa forma, além da alimentação saudável, exercício físico e sono de qualidade, alguns microrganismos podem ser suplementados a fim de promover sua reparação, principalmente a intestinal tendo em vista a sua grande exposição a agente infecciosos.
Referência
Gomaa E. Z. (2020). Human gut microbiota/microbiome in health and diseases: a review. Antonie van Leeuwenhoek, 113(12), 2019–2040. https://doi.org/10.1007/s10482-020-01474-7
Sugestão de leitura: Como a nutrição pode influenciar na microbiota intestinal?