A aterosclerose é a principal causa de doença cardiovascular resultando em alta taxa de mortalidade na população. É importante estabelecer que a primeira estratégia para tratar a aterosclerose é modificar os hábitos de vida, focando nas propriedades benéficas de nutrientes específicos. Estudo tudo de mais direto sobre nutrição na aterosclerose no artigo abaixo!
Nutrição na aterosclerose
A aterosclerose é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença cardiovascular. Curiosamente, nos últimos anos vários estudos têm enfatizado o papel de várias dietas, nutrientes e compostos bioativos nos mecanismos envolvidos com os processos em torno da formação da placa de ateroma.
Nutrientes como ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans, entre outros, estão associados a um aumento no desenvolvimento de aterosclerose. Por outro lado, nutrientes como soja, ácidos graxos ômega-3, várias vitaminas e polifenóis podem reduzir ou atenuar o aparecimento de lesões ateroscleróticas.
A atividade desses compostos está associada a uma redução na resposta inflamatória, na atividade antioxidante e tem a capacidade de prevenir a oxidação de partículas de LDL, moléculas de adesão, redução da pressão arterial, entre outros. Além disso, foi recentemente demonstrado que a microbiota pode desempenhar um papel importante papel no risco de doenças cardiovasculares, através da formação de metabólitos específicos que podem regular de forma direta ou indireta a formação de placas ateroscleróticas.
Prática clínica
O azeite de oliva, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes, minerais e soja, promovem efeito protetor contra a aterosclerose. Em contrapartida, a disbiose da microbiota intestinal associada ao consumo de certos alimentos de origem animal podem gerar alguns metabólitos que estão envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose e suas consequências nas doenças cardiovasculares.
Referências bibliográficas
Assista o vídeo na Science Play com Rodrigo Manda: Avaliação do risco cardiovascular
Artigo: Nutrição e aterosclerose – Torres N, Guevara-Cruz M, Velázquez-Villegas LA, Tovar AR. Nutrition and Atherosclerosis. Arch Med Res. 2015;46(5):408-426. doi:10.1016/j.arcmed.2015.05.010