O que é?
A suplementação é feita a partir do uso de suplementos alimentares. O termo suplemento vem do latim “supplementum“ cujo significado é “o que enche um recipiente”, ou seja, aquilo que complementa algo. Nesse sentido, um suplemento alimentar é um complemento das necessidades alimentares do indivíduo. Os suplementos alimentares não são definidos como medicamentos, logo não possuem a finalidade específica de tratar, curar, ou prevenir doenças.
Para que serve a suplementação?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA os suplementos alimentares possuem a finalidade de fornecer substâncias bioativas, nutrientes, probióticos e/ou enzimas de maneira complementar a alimentação dos indivíduos saudáveis. A suplementação pode ser feita para diversas funções.
Como funciona a suplementação?
Muitos são os benefícios relacionados ao uso de suplementos e estes dependem de qual categoria pertencem, no mercado atual existem uma infinidade de produtos produzidos pela indústria que devem sempre constar no rótulo a identificação de “suplemento alimentar” segundo regulamentação da ANVISA.
Como suplementar?
Os suplementos geralmente são indicados por nutricionistas e nutrólogos sendo destinados a grupos que apresentam alguma carência nutricional ou aumento das necessidades como no caso de pessoas com anemia ferropriva, crianças em determinadas faixas etárias, idosos e gestantes. Além disso, fisiculturistas e praticantes de atividade física também lançam mão da suplementação a exemplo do uso do whey protein e creatina. Dessa maneira, frente a infinidade de tipos de suplementos, a recomendação e o uso deve ser feita de forma individualizada.
Referência
Wierzejska R. E. (2021). Dietary Supplements-For Whom? The Current State of Knowledge about the Health Effects of Selected Supplement Use. International journal of environmental research and public health, 18(17), 8897. https://doi.org/10.3390/ijerph18178897
Sugestão de leitura: