As dietas ocidentais são deficientes em ácidos graxos ômega 3 e têm quantidades excessivas de ácidos graxos ômega 6 em comparação com a dieta na qual os seres humanos evoluíram e seus padrões genéticos foram estabelecidos. Quantidades excessivas de ácidos graxos poliinsaturados ômega 6 e uma proporção muito alta de ômega 6/ômega 3, como é encontrado nas dietas ocidentais de hoje, promovem o patogênese de muitas doenças, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças inflamatórias e autoimunes.
Proporção de ácidos graxos ômega 6/ômega 3
Dietas ocidentais possuem a proporção de ômega 6/ômega 3 de 15/1 a 16,7/1. O agronegócio e a agricultura moderna levaram a reduções nos ácidos graxos ômega 3 e aumentos em ácidos graxos ômega 6. Tais práticas levaram a quantidades excessivas de ácidos graxos ômega 6, perturbando o equilíbrio. Diante disso, o aumento da ingestão alimentar de ômega 6 muda o estado fisiológico para um estado pró-trombótico, pró-constritor e pró-inflamatório.
Muitas das condições crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade, doenças autoimunes, artrite reumatóide, asma e depressão, estão associados com aumento da produção de tromboxano A2 (TXA2), leucotrieno B4 (LTB4), IL-1, IL-6, necrose tumoral (TNF) e proteína C-reativa. Todos esses fatores podem aumentar devido a elevação na ingestão de ácidos graxos ômega 6 e na redução da ingestão de ácidos graxos ômega 3. A dose ou proporção ideal de ômega 6/ômega 3 varia de 1/1 a 4/1 dependendo da doença.
Estudos mostram que a dieta quando balanceada em ômega 6/ômega 3 diminui a dose do medicamento. Isso é, portanto, essencial diminuir a ingestão de ômega 6 aumentando o ômega 3 na prevenção e manejo de doenças crônicas. Além disso, o equilíbrio dos ácidos graxos ômega 6 e ômega 3 é muito importante para a homeostase e o desenvolvimento normal. A quantidade de ômega 6 para ômega 3 é um importante determinante da saúde. Portanto, sua proporção ideal corresponde a cerca de 2/1 consistente com a ingestão recomendada.
Referências bibliográficas
Sugestão de estudo: Qual impacto da suplementação de ômega-3 na gravidez?
Assista o vídeo na Science Play com Daniel Coimbra: Suplementação de creatina e ômega-3 na saúde e no esporte
Artigo: Ômega 3 e Ômega 6: Simopoulos AP. The importance of the ratio of omega-6/omega-3 essential fatty acids. Biomed Pharmacother. 2002 Oct;56(8):365-79. doi: 10.1016/s0753-3322(02)00253-6. PMID: 12442909.