Você viu no último domingo a reportagem da garota de 11 anos com 200kg que passou no Fantástico? A obesidade é uma doença de desequilíbrio calórico que resulta do excesso de calorias ingeridas acima do gasto energético corporal, sendo comumente reconhecido que a estrutura da dieta e a inatividade física são fatores essenciais para o progresso da obesidade.
Entretanto, alguns indivíduos ainda enfrentam o problema da obesidade, embora vivam uma vida saudável. Exceto pela combinação de doenças, tanto o estilo de vida quanto as características genéticas, também se mostram fatores contribuintes para o desenvolvimento do quadro, sendo o gene do receptor de melanocortina-4 (MC4R), um dos fatores hereditários da obesidade e já retratados na literatura.
Esse é o caso da menina de 11 anos que chegou a 200 quilos e foi submetida à cirurgia bariátrica após decisão da Justiça, tendo como base a explicação biológica de caráter genético. Nessa criança, foi identificado uma mutação no gene MC4R, receptor da proteína melanocortina 4, o qual atua diretamente sob o hipotálamo, responsável por manter o metabolismo e a produção de hormônios (leptina e insulina) em homeostase, bem como transmitir ao cérebro sinais de fome e saciedade. Dessa forma, essa condição genética observada desregula funções importantes associadas ao controle da ingestão de alimentos, balanço energético e controle de peso.
Gene MC4R: Receptor de Melanocortina 4
Responsável por codificar o receptor de melanocortina 4 que está presente na membrana das células do hipotálamo, é uma parte do cérebro responsável pela regulação da fome e saciedade. Por isso, mutações associadas a essas proteínas geram variações nas vias de controle do aporte alimentar, culminando no desenvolvimento de obesidade potencialmente grave e precoce, como observado na criança de onze anos.
Dentre as possíveis mutações observadas no gene MC4R, estão a C/C ou C/T, que se associam ao aumento do risco à obesidade e transtornos alimentares, como a compulsão por alimentos, normalmente os mais calóricos e sensação de fome mais intensa e/ou mais frequente. Outra possível variação é a T/T, no entanto, esta mostra-se sem influência nos quadros citados anteriormente.
Porque obesidade?
A obesidade é um importante problema de saúde em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo são obesas. Além disso, várias evidências estabeleceram que a obesidade está associada ao aumento do risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Recentemente, a identificação de fatores genéticos que contribuem para a obesidade são temas que ganham relevância.
Atualmente, sabe-se que o polimorfismo rs17782313 e rs12970134 próximos ao gene MC4R são fatores para aumento do risco de obesidade, além das consequências mencionadas acima quanto a regulação hormonal e do metabolismo, há evidências sólidas de que mutações no MC4R também conseguem modificar o sistema regulatório do gasto energético do indivíduo.
Dessa forma, a presença do polimorfismo de risco do gene MC4R impacta o organismo desde a infância, influenciando no aumento do Índice de Massa Corporal e maior dificuldade em perder peso, podendo ser necessário em alguns casos intervenções mais incisivas como a indicação de cirurgia bariátrica, visto que o paciente tende a não ter boa responsividade frente a medicações “mais comuns” e déficit calórico.
Prática Clínica
No que se trata da prática clínica, nutricionistas podem utilizar como estratégia de rastreamento para mutações no gene MC4R a solicitação de testes genéticos, o qual pode contribuir para maior assertividade nas condutas posteriores.
Referências Bibliográficas
Sugestão de Leitura: Obesidade e Infertilidade Feminina: Potenciais Mediadores do Impacto da Obesidade
Assista ao vídeo na plataforma Science Play – Obesidade e suas Implicações
Artigo: Xi B, Chandak GR, Shen Y, Wang Q, Zhou D. Association between common polymorphism near the MC4R gene and obesity risk: a systematic review and meta-analysis. PLoS One. 2012;7(9):e45731. doi: 10.1371/journal.pone.0045731. Epub 2012 Sep 25. PMID: 23049848; PMCID: PMC3458070.