É necessário suplementar de cálcio de rotina em mulheres pós-menopausa?

Tempo de Leitura: 2 minutos

As diretrizes atuais recomendam a suplementação de cálcio e vitamina D em mulheres na pós-menopausa para prevenir a perda óssea e fratura osteoporótica. Tanto o cálcio quanto a vitamina D são componentes essenciais para a saúde óssea e a sua ingestão inadequada pode predispor mulheres na pós-menopausa à osteoporose. Nesse contexto, recomenda-se a base para a suplementação de cálcio na pós-menopausa a partir de sua capacidade de suprimir a reabsorção óssea.

Suplementação 

A ingestão suficiente de cálcio com e sem vitamina D é necessária na manutenção da saúde óssea durante o período da menopausa. No entanto, entre as mulheres que estão tomando suplementos de cálcio, beneficiam-se apenas alguns subgrupos com baixa ingestão de cálcio, especialmente com deficiência de vitamina D. Como resultado, a administração rotineira de cálcio para todas as mulheres na pós-menopausa não é necessária. Isso ocorre, pois o cálcio é um nutriente de limiar, e em mulheres com ingestão alimentar adequada, maior ingestão de cálcio seria improvável fornecer mais ganho. Entretanto, ainda pode impor às mulheres idosas um maior risco de eventos cardiovasculares. 

Uma vez que o risco-benefício da suplementação de cálcio a longo prazo em mulheres idosas, particularmente indivíduos com fatores de risco cardiovascular coexistentes ainda não foram determinados. É lógico aconselhar as mulheres com alto risco de fraturas a receberem agentes anti reabsortivos que comprovadamente reduzem o risco de fraturas. Aquelas com baixa ingestão de cálcio devem ser incentivadas a aumentar a ingestão de cálcio por meio da dieta ou suplementação específica individualizada. Ainda há muitas questões importantes a serem abordadas, com a dose ideal e o tempo de início da suplementação de cálcio e vitamina D, indivíduos que podem se beneficiar mais da suplementação de cálcio, e fraturas que respondem melhor ao tratamento preventivo.

Referências bibliográficas 

Sugestão de estudo: Qual papel do cálcio e da vitamina D no risco de fraturas? 

Assista o vídeo na Science Play com Guilherme Renke: Metabolismo ósseo 

Artigo: Cálcio e menopausaHeidari B, Hajian-Tilaki K, Babaei M. Effectiveness and safety of routine calcium supplementation in postmenopausal women. A narrative review. Diabetes Metab Syndr. 2020;14(4):435-442. doi:10.1016/j.dsx.2020.04.016

Nos siga nas redes sociais

Mais lidas

Próximos eventos

Artigos relacionados