Início » Suplementação de creatina em crianças e adolescentes?

Suplementação de creatina em crianças e adolescentes?

O uso da creatina é amplamente aceito e difundido na população adulta, principalmente em atletas, devido às inúmeras comprovações de seu potencial ergogênico. No entanto, pouco se fala sobre seu uso na população pediátrica. Sabendo disso, uma revisão trouxe algumas evidências científicas e atualizações a respeito de possíveis benefícios terapêuticos e aplicações clínicas que a suplementação de creatina pode proporcionar a crianças e adolescentes.

Suplementação de Creatina em Crianças 

Antes de mais nada, o estudo em questão considerou como crianças, os indivíduos de 0 a 12 anos de idade. Na população pediátrica, existem fortes evidências que a creatina proporciona diversos benefícios terapêuticos, como por exemplo, no auxílio do tratamento de distúrbios neuromusculares e desbalanços metabólicos. A deficiência de guanidinoacetato metiltransferase e de arginina:glicina amidinotransferase são tipos de distúrbios do metabolismo da creatina, caracterizados como responsáveis por deficiências de síntese de creatina cerebral. Em 1996, uma equipe médica tratou um paciente infantil com deficiência de guanidinoacetato metiltransferase usando a terapia de reposição de creatina de 4-8 g/dia durante um período de 25 meses. Como resultado, houve melhora clínica substancial, normalização de anormalidades cerebrais de ressonância magnética e melhorias nas leituras de eletroencefalograma pós-tratamento.

Dosagem para melhora de performance em adolescentes

Os adolescentes, neste estudo, foram considerados indivíduos de 13 a 19 anos. Quando se fala especificamente do uso da creatina na performance esportiva de adolescentes, parece que seus efeitos parecem semelhantes aos adultos. Dessa forma, sua suplementação promove o aumento de fosfocreatina muscular. No entanto, ainda existem controvérsias em relação à sua efetividade, visto que algumas evidências trazem um efeito menos do que em adultos, apesar de existir. 

Todos os estudos realizados até hoje em adolescentes com o objetivo de examinar os efeitos da suplementação de creatina foram em atletas de natação e futebol. Três desses estudos trazem doses de 21g por dia, durante 9 dias; 20g por dia, durante 5 dias; e 20g por dia, durante 4 dias. Enquanto isso, outros 2 estudos aplicaram o método de carga e manutenção: 5 dias com 20g/dia + 5g/dia por 22 dias; 25g/dia durante 4 dias + 5g/dia durante 2 meses. Na maioria dos estudos foi possível observar melhora no desempenho em quase todos os aspectos analisados nos primeiros dias. Entretanto, nas fases de manutenção, não notou-se diferença no desempenho. Como os estudos ainda são escassos, vale ressaltar a importância de maiores investigações de sua efetividade nessa população.

Segurança: quais são os limites?

A suplementação de creatina a curto ou longo prazo (até 30g/dia por 5 anos) não leva a nenhum efeito prejudicial a indivíduos saudáveis. Portanto, o método mais rápido de aumentar os estoques de creatina muscular pode ser consumindo 0,3 g/kg/dia por 5–7 dias. Depois, 3–5 g/dia depois disso para manter os estoques elevados. No entanto, caso a ingestão seja menor (por exemplo, 3–5 g/dia), aumentará os estoques de creatina muscular ao longo de um período de 3–4 semanas.

Prática Clínica

Apesar de não ser muito estudada, a suplementação de creatina em crianças e adolescentes se mostrou efetiva tanto na performance quanto no tratamento de distúrbios neuromusculares e metabólicos. Sendo assim, a creatina monohidratada suplementada a curto ou longo prazo (até 30g/dia por 5 anos) não leva a nenhum efeito prejudicial a indivíduos saudáveis, sejam eles crianças ou adultos. No entanto, vale ressaltar que, pela falta de estudos nessa população, são necessárias mais pesquisas a fim de se ter informações mais concretas.

Referências Bibliográficas

Sugestão de Leitura: Os Efeitos da Suplementação da Creatina na Função Renal

Assista a palestra de Carol Romeiro na plataforma Science Play: Microbiota Intestinal na Infância e Adolescência

Artigo Creatina em Adolescentes: Jagim AR, Kerksick CM. Creatine Supplementation in Children and Adolescents. Nutrients. 2021;13(2):664. Published 2021 Feb 18. doi:10.3390/nu13020664

logo-scienceplay-white

SOBRE A SCIENCE PLAY

Somos uma plataforma de experiências presenciais e digitais, produzindo conteúdo qualificado 365 dias por ano para profissionais e empresas das áreas da saúde.

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

judi bola

sbobet88